Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Estudantes realizam feira de ciências em São Miguel das Matas

Ascom


Os estudantes do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas (CEAVB), localizado na cidade de São Miguel das Matas, (224 km de Salvador), protagonizaram a IX Feira de Ciências, durante esta semana, na unidade escolar. Em sua nona edição, a feira teve como tema geral "Perspectivas para o amanhã: que sociedade queremos?” e os eixos temáticos foram: “Ciências, tecnologia e igualdade”; “Ciências, saúde e sociedade"; e “Sustentabilidade e qualidade de vida".
A culminância aconteceu nesta quinta-feira (5) com a apresentação dos projetos nos estandes. A visitação foi aberta à comunidade escolar e atraiu estudantes de escolas da rede municipal. Dos projetos apresentados estava o da equipe de Iran Márcio Santos de Souza, 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio, que criou dois robôs e organizou no porão da escola um museu de tecnologia, ambos com matérias recicláveis.
 “O porão da escola foi o espaço perfeito para nós, pegamos todo material que havia lá, e que também tinha na área da escola, e fomos criando até que nossa equipe montou dois robôs, ‘o miromen e a mirogirl’. Paralelo a isso, criamos o museu da tecnologia, onde reciclamos todos os materiais de informática. Eu cresci aqui na escola, estudo aqui desde a sétima série do Ensino Fundamental e me sinto em casa”, contou.
A estudante Luana Barreto Santos, 18, 3º ano, participa da equipe que criou o projeto de captação de água da chuva na unidade, que é reaproveitada na escola. “A água da chuva era toda perdida, desperdiçada. Então, tivemos a ideia de armazenar e utilizar na nossa escola. Com as técnicas que aprendemos aqui, na feira, aperfeiçoamos este projeto e os outros que meus colegas estão participando. Me sinto muito feliz, pois a nossa escola incentiva a pesquisarmos e, com isso, a gente aprende mais para sermos futuros profissionais de qualidade, pois o estudo é toda a nossa base”, destacou.






O Setembro Amarelo também foi lembrando com os projetos “Automutilação - as marcas de uma dor invisível” e “Ansiedade é um processo normal por que está se tornando um problema?”. Outros trabalhos também abordaram métodos alternativos para a redução do uso de agrotóxicos no município de São Miguel das Matas e o bem-estar e cuidados com a saúde capitalar. Também teve espaço para a literatura feminina e a valorização das escritoras negras e indígenas.
FECIBA - As feiras escolares, envolvendo projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo, são a primeira etapa para a seleção de trabalhos que serão apresentados no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. As feiras escolares foram iniciadas no dia 1º de agosto e prosseguem até 30 de setembro com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor.
Ascom 

Postar um comentário

0 Comentários