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Aprenda como não pagar tarifas bancárias


O Banco Central impõe que todos os bancos, privados ou estatais, ofereçam ao cliente um pacote essencial de serviços gratuitamente, ou seja, sem que o cliente precise pagar a tarifa bancária mensal ou a cesta de serviços.
Este pacote gratuito deve incluir o fornecimento de cartão de débito, realização de até 4 (quatro) saques por mês, até 2 (duas) transferências entre contas na própria instituição por mês, fornecimento de até 2 (dois) extratos por mês, consultas pela internet e o fornecimento de até 10 (dez) folhas de cheque por mês.
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Acontece que ao fazer a conta no banco, o seu gerente provavelmente não vai te contar nada disso. Ele só vai imprimir o contrato e pedir que você assine. Portanto, é de extrema importância que ao assinar qualquer contrato o cliente leia o que está escrito, pois isso fará toda a diferença entre perder ou deixar de perder dinheiro.
Não pense que pagar uma tarifa de valor aparentemente baixo não fará a diferença. Por exemplo, pagando uma tarifa mensal de R$ 25,00, que é a média atual, em 1 ano você terá pago R$ 300,00. Em 5 anos, você terá pago R$ 1.500,00 ao banco utilizando serviços que poderiam ser utilizados mesmo no pacote essencial de forma gratuita. Existem mais de 100 milhões de contas bancárias no Brasil. Suponha que todas paguem tarifa de R$ 25,00  mensal. Faça as contas você mesmo e descubra quanto os bancos lucram por mês apenas com o pagamento de tarifas bancárias desnecessárias.
Geralmente, no contrato que o gerente pede para que você assine tem autorização pela análise e emissão de cartão de crédito e limite de cheque especial. Porém, nada disso é obrigatório no momento de fazer uma conta, são opções do cliente, porém o funcionário do banco só vai te entregar os papeis para você assinar e não vai te explicar.
Fique atento ainda, pois provavelmente o gerente vai fazer parecer que tudo que o banco te oferece são benefícios que irão ajudar a criar um histórico de relacionamento com o banco e facilitarão na hora de conseguir um empréstimo, por exemplo. Mas pense que se você deixar pelo menos o valor da tarifa numa poupança você poderia não precisar de um empréstimo do banco.
Lembre-se: os benefícios que o gerente diz que você vai ter pagando os produtos bancários, só beneficiam a ele, não a você.
Além disso, as contas eletrônicas hoje em dia são uma opção muito melhor para quem nunca vai até a boca do caixa ou usa raramente, pois o cliente tem acesso ilimitado aos serviços, desde que use apenas o internet banking ou os terminais de auto-atendimento.
Portanto, antes de abrir uma conta, pesquise quais são as condições que o banco te oferece e nunca assine o contrato sem ler, tire todas as dúvidas e peça que o gerente te explique do que se trata cada serviço disponibilizado a você. Além disso, exija sempre a sua via do contrato, pois alguns bancos só dão o contrato caso o cliente peça, mas ele é a prova de que você não contratou serviços que podem vir a ser cobrados. Caso você já seja cliente do banco e deseje cancelar a tarifa ou algum serviço indesejado, é só ligar para o atendimento ou se dirigir até a sua agência e pedir para que cancelem. Fique atento e não permita pagar por serviços que você não utiliza.

Por Bheatryz Torres, advogada.

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