Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Por que as pessoas estão compartilhando vídeos onde comem giz?



Se tem uma coisa que não falta no Instagram são manias bizarras. Comportamentos não convencionais foram definidos como ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response ou Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial, em português). Isso é basicamente a reação prazerosa de “formigamento no cérebro” ou vermos ou ouvirmos certos estímulos sensoriais.
Por exemplo: vídeos de pessoas cortando sabonetes ou mastigando e falando baixo em um microfone. A hashtag #ASMR já conta com mais 5,3 milhões de postagens, número que cresce a cada dia, além de diversos vídeos no Youtube.
Mas entre todas, a mais mania recente mais estranha envolvem pessoas mastigando, mordendo ou comendo giz. A maioria das filmagens são de mulheres e grande parte possui legendas em russo. Mas não demorou para que outras partes do mundo aderissem ao movimento. Para se ter uma ideia, cerca de 71 mil posts possuem a hashtag #chalkeating (ou comendo giz, em português).

Vale ressaltar que é extremamente perigoso ingerir esse material e de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, a prática pode causar dores abdominais, diarreia, náusea e vômito, além de falta de ar e tosse. Além disso, a biblioteca também esclarece que este comportamento pode não ser apenas uma moda das redes sociais, mas uma expressão da Síndrome de Pica.
A síndrome causa nos indivíduos um forte desejo de comer materiais que não são considerados alimentos, tais como tijolo, areia, espuma e papel. A condição é mais comum entre crianças, mas também afeta diversos adultos. Mulheres grávidas frequentemente passam por isso e você já deve ter ouvido falar de alguma amiga que quis comer algo improvável na gestação.
Mas não são só elas e a Pica pode ser causada por falta de ferro e zinco, além de estresse e transtorno obsessivo-compulsivo. Só que nem todos que entraram na onda do giz tem Pica, muitas vezes eles são guiados apenas pelo desejo de ver esses vídeos incomuns ou de satisfazerem sua vontade de ter o giz em sua boca. E você, o que acha?

Yahoo Estilo e Vida

Postar um comentário

0 Comentários