Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Quais são as habilidades essenciais para empreender no Brasil?

Muito se fala que empreender no Brasil é um desafio. Mesmo assim, tirar uma ideia do papel e montar o seu próprio negócio continua sendo o sonho de milhões de jovens e adultos brasileiros.

Segundo a ABStartups (Associação Brasileira de Startups), o número de startups cadastradas em sua base mais que dobrou nos últimos 6 anos. De acordo com os números da associação, o ecossistema brasileiro conta com 6 mil startups e 62 mil empreendedores envolvidos.
Se você também tem uma ideia e acha que chegou a hora de colocá-la no mercado, vamos ajudá-lo(a) nessa missão. Confira abaixo 4 habilidades essenciais para quem deseja empreender no Brasil!
Quais habilidades preciso ter para empreender no Brasil?
Veja quais das competências você já possui e quais ainda precisa desenvolver:
1 - Possuir pensamento estratégico
O pensamento estratégico não está em primeiro lugar à toa: ele é uma habilidade presente em praticamente qualquer empreendedor ou líder de sucesso.
Pensar estrategicamente não é simples, já que não é algo que estamos acostumados a fazer. Sempre fomos treinados para enxergar o aqui, o agora, o imediato.
Porém, se você quer montar uma empresa de sucesso precisa se forçar a enxergar o cenário como um todo. Para onde o mercado está indo? Como as minhas decisões de hoje afetam meu resultado no ano que vem? Estou focando a energia do time no que realmente importa a longo prazo?
Isso é pensar estrategicamente!
2 - Aprender a delegar
E por falar em “time”, vale dizer que, se você quer mesmo empreender com sucesso no Brasil, precisa aprender a delegar.
Pode até ser que, no começo, você opte por trabalhar sozinho e executar todas as tarefas da sua “eupresa”. Isso geralmente acontece quando o empreendedor começa pequeno e sem recursos suficientes para investir em mão de obra.


De qualquer forma, chegará uma hora em que a sua empresa precisará de um designer, programador ou de um copywriter. Se continuar centralizando todas as tarefas, a tendência é que você esteja sempre exausto e à frente de um business ineficiente.


Delegar é preciso se você quer:


- Fazer a empresa crescer
- Aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços
- Ter mais tempo para pensar em questões estratégicas


3 - Saber fazer networking
A capacidade de se conectar com outras pessoas do mercado também é fundamental para quem quer empreender no Brasil… Principalmente no mercado de startups.


Quando você constrói uma boa rede de networking, automaticamente tem acesso a círculos sociais onde transitam potenciais investidores, mentores e até futuros sócios.


Quer melhorar a sua rede de contatos e não sabe por onde começar?


A nossa melhor dica é: comprometa-se a ir em pelo menos um evento presencial do mercado todos os meses. É assim que surgem parcerias, novos negócios e grandes amizades!


4 - Desenvolver inteligência emocional para enfrentar os altos e baixos
Por último, não dá para falar sobre habilidades essenciais do empreendedor sem abordar o tema da inteligência emocional.


Quando abrimos mão da suposta estabilidade encontrada no emprego formal, precisamos ter consciência de que o camtinho é longo e cheio de desafios. Você está preparado para liderar uma equipe? Ou perder um grande cliente? Ou até mesmo não conseguir pagar os boletos no final do mês?


Desenvolver sua inteligência emocional é muito importante para enfrentar essas questões sem perder o ânimo ou o foco. Leia sobre o assunto, veja palestras, vídeos e, se achar necessário, invista em ferramentas como coaching e terapia.


Nós realmente esperamos que as dicas acima possam ajudá-lo(a) a tirar o seu negócio do papel!


E se você gostou do artigo de hoje sobre as habilidades essenciais para empreender no Brasil, não se esqueça de assinar a nossa newsletter colocando o seu e-mail abaixo. É gratuito e, ao fazer isso, você passa a receber todos os nossos conteúdos em primeira mão!

Postar um comentário

0 Comentários