Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Doença misteriosa que atinge a Bahia pode estar sendo causada por ‘pulga de ave’, diz infectologista



Uma doença misteriosa tem preocupado as autoridades em saúde no estado da Bahia, cerca de 100 pessoas já deram entradas em unidades de saúde de Salvador, outros casos são registrados na Região Metropolitana e no interior.

Os acometidos pela doença, apresentam coceira e pele avermelhada, a infecção dura em media cinco dias. Os casos são investigados pela SESAB – Secretaria de Saúde do Estado, SMS, Secretaria Municipal de Saúde e Lacen – Laboratório Central de Saúde.

A doença já é tratada como surto.


Nesta quinta-feira (25), a Rádio Metrópole, entrevistou o infectologista Roberto Badaró para falar sobre a doença misteriosa, segundo ele, pulgas de aves podem ser a causa. “Há infestação em uma das regiões da Bahia, onde há um razoável número de pessoas que estão em área de moradia que antes era mata. Tem uma pulga que dá em aves, no pombo. Às vezes, ela pica e dá essa coceira. A pessoa toma banho, melhora, mas volta. Estou dizendo, pois alguns dos pacientes, mostravam o processo alérgico. Não sabemos se tem transmissão viral, por contato ou se ela é causada por algum outro microorganismo. Temos que investigar. Eu colhi material de alguns pacientes” Disse ele.

Até o momento somente foram registrados casos na Bahia e a doença é considerada como benigna.

Mesmo não sendo fatal, o infectologista recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas procurem o médico para poder tratar.

Midia Bahia

Postar um comentário

0 Comentários