Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Salvador é a metrópole com vida mais sustentável no NE; Curitiba lidera ranking



A capital baiana é a metrópole melhor posicionada quando se trata à vida sustentável no Nordeste. Quando o contexto é ampliado para todas as metrópoles do país, Salvador se posiciona na sexta posição. O dado é da revista Pnas, que avalia o quão próximo as cidades estão dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.

Curitiba, no Paraná, lidera o ranking. O levantamento considerou acesso à habitação, água, saneamento básico e eletricidade à maioria da população. De acordo com o Uol, o grupo que reúne pesquisadores do Santa Fé Institute e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, analisou as 38 regiões metropolitanas brasileiras e 207 municípios da África do Sul.

"Quanto mais próximo de 1, mais perto a região está da realização plena dos objetivos no nível metropolitano", explicou Luis Bettencourt, pesquisador de sistemas complexos que liderou o estudo. Atrás de Curitiba aparecem as regiões metropolitanas de Foz do Rio Itajaí (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Rio de Janeiro (RJ) e Distrito Federal (DF/GO) aparecem na 17ª e 20ª posições, respectivamente.

As regiões que aparecem na lanterna do levantamento são todas do Norte e Nordeste do país: Agreste (AL), Macapá (AP), Maceió (AL), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA) e Cariri (CE). O estudo utilizou dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Postar um comentário

0 Comentários