A síndrome do túnel do carpo é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é comum em músicos, digitadores, redatores, escritores e costureiras, justamente por serem atividades manuais ou que forçam uma mesma posição das mãos.
O túnel do carpo é uma passagem anatômica, localizada na porção anterior do punho, formada por um arco de ossos e por um forte ligamento, chamado de ligamento transverso do carpo.
Dentro desse túnel, localizam-se os tendões flexores para os dedos (total de nove) e o nervo mediano, que é responsável pela sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e a metade externa do dedo anular.
O nervo mediano localiza-se logo abaixo do ligamento transverso do carpo e, por ser a estrutura mais delicada no interior desse túnel, pode causar sensação de dor e dormência nas mãos ao ser comprimido.
A síndrome do túnel do carpo é, em resumo, o conjunto de sinais e sintomas (dor, dormência, formigamento, falta de força) causados pela compressão do nervo mediano no punho.
Estes três exercícios são muito simples e vão ajudar.
Veja como fazê-los:
Exercício 1
1. Inicie o exercício com as palmas das mãos juntas na frente de seu peito, logo abaixo de seu queixo.
2. Abaixe lentamente as mãos para sua cintura, mantendo as mãos perto de seu estômago e as palmas juntas, até sentir um estiramento de leve a moderado nos antebraços.
3. Mantenha essa posição por, pelo menos, 15-30 segundos e repita o exercício de 2 a 4 vezes.
Exercício 2
1. Estenda um braço para a frente com a palma para cima.
2. Dobre o pulso, a mão apontando para o chão.
3. Com a outra mão, dobre seu pulso até que você sinta um estiramento de leve a moderado no antebraço.
4. Mantenha esta posição por, pelo menos, 15-30 segundos e repita o exercício de 2 a 4 vezes.
Exercício 3
Estes exercícios vão melhorar a circulação na área das mãos e dos braços e podem até reduzir o inchaço.
Eles devem ser feitos umas três vezes por dia, depois de atividades desgastantes ou enquanto você está sentado trabalhando com seu computador.
Fonte: Cura pela Natureza
0 Comentários