Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Exame fonoaudiológico deverá ser realizado na rede pública de ensino


O deputado Alan Sanches (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga a avaliação e exames fonoaudiológicos para serem realizados pelos alunos da rede Estadual de ensino, sempre no início do ano letivo em todo Estado da Bahia.
A referida ação deverá ser realizada em parceria da Secretaria Estadual de Educação juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, que deverá disponibilizar profissionais fonoaudiólogos para realização das atividades necessárias.
Segundo pesquisas e informações de uma série de sites especializados, a linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, visto que intermédia a interações com a família. É importante considerar que o período de aquisição e desenvolvimento da linguagem, traz uma série de transformações no comportamento da criança, levando em consideração o surgimento de condutas simbólicas, que ocasionarão uma série de modificações em sua vida e na forma de compreender e interagir com o mundo.
As fonoaudiólogas Ângela Ribas e Solange Pazine, também tratam desse tema, em sua obra” Fonoaudiologia e Educação: uma parceria necessária” dizendo que o “ambiente escolar vem se constituindo historicamente como importante campo de atuação da Fonoaudiologia. As concepções teóricas metodológicas que norteia a prática do fonoaudiólogo nas instituições educacionais são diversas, conforme as perspectivas da Fonoaudiologia enquanto área de conhecimento que visa todos os aspectos da comunicação humana”.
O deputado Alan Sanches, destaca artigos da Constituição Federal, lembrando que nunca é demais reiterar o que prescreve o texto Constitucional no seu art. 196, que ainda traz “com clareza solar”, o seguinte. “A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, finalizou o deputado Alan Sanches.
Fonte: Criativa On Line

Postar um comentário

0 Comentários