Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Turismo feminino: dicas e lugares ideais para mulheres viajarem em segurança

 


As mulheres estão se permitindo viver novas experiências, conhecer culturas, lugares inéditos, com pessoas e costumes diferentes, até mesmo sem uma companhia – reforçando a autonomia e a liberdade que conquistaram com seu empoderamento.

Esse crescimento das viagens solo entre mulheres foi registrado pela pesquisa da companhia Norwegian Cruise Line, ao constatar que um em cada três viajantes prefere se aventurar sozinho – entre eles, as mulheres mais velhas lideram esse comportamento.

Um mapeamento interno conduzido pela rede de viagens Virtuoso constatou que o maior aumento das viagens solo em 2022 foi motivado por mulheres com 65 anos ou mais. Em 2019, elas representavam apenas 4% dos turistas, mas em 2022 esse percentual subiu para 18%.

Mesmo com essa crescente tendência, é importante ressaltar que algumas medidas de segurança devem ser adotadas durante as viagens. Além disso, é primordial pesquisar muito bem os destinos a serem explorados de maneira solo, pois alguns lugares do mundo ainda não respeitam totalmente os direitos femininos.

Caso você seja uma dessas turistas que pretendem desbravar os lugares do mundo com a sua própria (e melhor) companhia, reunimos alguns destinos que são recomendados por especialistas, por serem locais receptivos e seguros para mulheres. Conheça todos eles a seguir!

 

4 países mais seguros para turistas mulheres

1. Japão

Além da cultura milenar extremamente rica, das diversas atrações turísticas e das infinitas possibilidades para aproveitar, o Japão é considerado um dos 10 países mais seguros do mundo, de acordo com o Índice da Paz Global.

O destino também apresenta baixos registros de crimes violentos e quase nenhum conflito interno ou externo.

 

2. Noruega

A Noruega é classificada como um dos países mais inclusivos tanto para mulheres quanto para a comunidade LGBTQIA+.

O país conquistou o primeiro lugar no Índice de Paz e Segurança das Mulheres (WPS, na sigla em inglês), da Universidade de Georgetown, liderando quesitos como ausência de discriminação, segurança comunitária feminina, inclusão financeira, entre outros.

Além disso, também é apontada como um dos 10 países mais felizes do mundo e com maior igualdade de gênero.

 

3. Eslovênia

Um destino para quem gosta de explorar as montanhas alpinas e a vasta natureza do local, a Eslovênia também está no topo do Índice WPS na Europa Oriental e Central. Segundo ele, 85% das mulheres se sentem seguras no país, estando acompanhadas ou não.

 

4. Ruanda

Embora seja um local pouco explorado, Ruanda é uma nação liderada majoritariamente por mulheres, com 55% das cadeiras do Parlamento sendo ocupadas por representantes femininas. É o primeiro lugar no mundo a ter, de fato, igualdade de gênero na política, segundo o WPS.

O país também está em sexto lugar no Índice de Igualdade de Gênero Global, que avalia as disparidades entre homens e mulheres em termos de educação, saúde, participação política, economia, entre outros quesitos.

 

As principais dicas de segurança para viagens solo femininas

Segundo uma pesquisa do Brooking.com, de 2019, 17% das mulheres latino-americanas têm medo de viajar sozinhas, e a maioria das participantes nunca fez ou pensou em fazer. Mas, com algumas dicas, esse receio pode ser minimizado:

1. Pesquise tudo sobre o local, seus costumes, cultura e práticas;

2. Mantenha contato com seus amigos e familiares, informando tudo sobre a sua viagem;

3. Escolha hospedagens em que você se sinta protegida e priorize quartos individuais;

4. Utilize meios de transporte seguros, e, caso seja moto, utilize sempre o capacete para garantir a sua segurança;

5. Prefira roteiros e trajetos diurnos.

Postar um comentário

0 Comentários