Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

A Covid-19 pode ser transmitida através da relação? Estudo esclarece

A Covid-19 pode ser transmitida através da relação? Estudo esclarece
Um estudo realizado por persquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, apurou que a Covid-19 não é propagada através do sêmen e como tal não é sexualmente transmissível. Uma versão preliminar do artigo científico referente à descoberta foi compartilhada no periódico Fertility & Sterility e deverá ser divulgada na publicação nos próximos dias, afirma a revista Galileu.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram o esperma de 34 homens chineses infectados previamente com SARS-CoV-2 e que estavam curados há cerca de um mês. Os cientistas, afirmam que não detectaram a presença do vírus no sêmen ou testículos desses indivíduos.
Segundo a Galileu, os cientistas concluíram que os genes que codificam essas duas proteínas estavam presentes somente em quatro das 6.500 células nos testículos. Tal indica, de acordo com o estudo, que o novo coronavírus não causa danos no saco testicular.
"Se uma doença como a Covid-19 fosse sexualmente transmissível, isso teria implicações importantes para a prevenção da doença e poderia ter sérias consequências para a saúde reprodutiva a longo prazo", explicou num comunicado emitido à imprensa James M. Hotaling, co-autor da pesquisa.
No entanto, Hotaling salienta que um homem com um quadro mais grave de Covid-19, ao ter uma carga viral significativamente mais elevada, poderia ter assim o sêmen infectado.
"É tranquilizador saber que não encontramos esse tipo de atividade entre os pacientes deste estudo, que estavam em convalescença de tipos mais ligeiros e moderados da patologia", concluiu o pesquisador.
Notícias ao Minuto

Postar um comentário

0 Comentários