Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Pode largar a academia! Caminhar rápido é a maneira mais eficiente para emagrecer, aponta pesquisa



Não adianta querer fazer aquela dieta maluca indicada pela amiga, caminhar é o modo mais eficiente de acabar com a gordura em excesso. Isto foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela instituição London School of Economics, no Reino Unido. Segundo o estudo, aquelas pessoas que têm os passos mais apressados e caminham por 30 minutinhos, possuem um IMC (Índice de massa corporal) mais baixo — e um cintura menor — do que aqueles que praticam outros exercícios.

Para realizar o estudo, a pesquisadora Grace Lordan separou um grupo de pessoas que praticavam mais de 30 minutos de exercícios. Depois, ela as dividiu em diferentes categorias: aqueles que caminhavam em ritmo acelerado; que praticavam exerícicios e esportes moderadamente, como nadar, malhar e jogar futebol; pessoas que caminhavam em um ritmo mais lento; e aqueles que faziam trabalho manual pesado.

Depois, ela mediu a circunferência e o IMC deles. O resultado foi que aquelas pessoas que caminhavam mais rápido por, no mínimo, 30 minutos por dia apresentavam uma cintura mais enxuta e menos peso.
— É necessário incentivar que as pessoas andem rapidamente com mais frequência. Esta é uma opção barata e fácil. Não há nenhum custo monetário para caminhada por isso, é muito provável que os benefícios superem os custos — recomenda a pesquisadora.
Segundo Benny Schmidt, patologista neuromuscular, o ser humano é um andarilho por excelência e natureza, o que faz da caminhada, a opção mais certeira para todos aqueles que procuram uma vida saudável e plena.


— As indicações da caminhada vão desde a prevenção de derrames e infartos, até o combate à depressão, à osteoporose e à diabetes — explica.
Outro benefício da caminhada é a liberação de endorfina pelo sistema nervoso central. Esta substância é responsável pelas sensações de alegria, relaxamento e bem-estar, armas poderosas no combate à depressão. Além disso, a endorfina deixa o atleta mais disposto durante o dia e com uma melhor qualidade do sono à noite. E, segundo o especialista, outro fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pelo exercício, que contribui ativamente para manter a saúde do órgão.

Confira outros benefícios da caminhada para a saúde além da boa forma:
1. Diabetes
A caminhada também vem se revelando uma importante aliada dos diabéticos.
— Juntamente com o controle da dieta, promove a diminuição da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, além do efeito psicológico favorável por conta do prazer que proporciona — afirma o médico.

Para o médico, o tempo ideal de caminhada varia de indivíduo para indivíduo e também de acordo com a faixa etária. Mas, de uma maneira geral, uma pessoa que caminha uma hora e meia por dia já atinge um ótimo índice de atividade física diária.

2. Circulação e prevenção
Movimentar-se é fundamental para melhorar a circulação sanguínea. Segundo o especialista, a caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades. Além disso, as atividades físicas são importantíssimas para fazer com que a velocidade e a pressão sanguínea possam ser bem administradas pelo corpo.
— A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação — acrescenta.

3. Osteoporose e pulmão
Segundo Beny Schmidt, junto com a exposição solar, a caminhada se destaca como o melhor investimento contra a osteoporose.
— Usar os ossos é a melhor forma de cuidar deles — explica.
Já a respiração é outra grande beneficiada pelas caminhadas.


— Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar. Além disso, por manter a saúde do corpo, inibe inflamações oportunistas. Tudo isso sem contar o quanto faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo — finaliza o médico.

Fonte: Revista Donna

Postar um comentário

0 Comentários