Turistas causam revolta ao tirar foto com baleia morta e riscar anima

Após encontrar uma baleia azul morta na praia de Ponta Delgada, extremo sul do Chile, um grupo de turistas causou revolta entre a população chilena. Isto porque cerca de 50 visitantes se reuniram em torno do animal pra tirar fotos e resolveram riscar o corpo da baleia com uma pedra. Conforme relata o jornal O Dia, eles teriam até mesmo montado e chutado o cadáver, dando origem a uma polêmica no país desde o último sábado (17).

Pesquisadores relataram que a baleia já havia chegado morta à praia no dia do incidente. Embora a causa da morte ainda seja desconhecida, a suspeita é que ela tenha morrido por conta de inanição.
A atitude dos turistas, enquadrada como vandalismo pelos meios de comunicação locais e condenada por internautas, provocou um debate sobre ignorância e desrespeito à fauna marinha.
Ainda segundo O Dia, a Marinha chilena chegou a estabelecer um cordão de isolamento no local onde a baleia foi encontrada para possibilitar que os especialistas estudassem o corpo. O animal é o maior tipo de baleia existente, cuja aparição na região do Estreito de Magalhães, extremo-sul da América do Sul, é considerada rara.
Noticiasaominuto
Mídia Notícia. Tecnologia do Blogger.