9 Fatos Curiosos Sobre o Carnaval no Mundo



O carnaval é uma data muito esperada pelos brasileiros, antes mais que hoje. Antigamente o pessoal gostava do agito nas avenidas e clubes, mas a maioria de agora quer mesmo é curtir um feriado prolongado.

Pra quem não sabe, o carnaval vem de séculos atrás e já foi comemorado de diversas maneiras pelo mundo. Desde requinte, até mistério e terror, assim foram as diferentes roupagens do carnaval.


1 - Entre as maiores festas de Carnaval do mundo, estão o carnaval de Veneza (Itália), de Nice (França), de Nova Orleans (EUA) e de Barranquilla (Colômbia), por exemplo.

2 - Para alguns estudiosos, o Carnaval teve origem na Babilônia através da comemoração das Saceias. Nessa festa, concedia-se a um prisioneiro que assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.


3 - A palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”. O Carnaval antecede a Quaresma, que se inicia com a quarta-feira de cinzas, dia em que os católicos fazem jejum e não comem carne.

4 - Em Veneza, os nobres usavam máscaras para poder desfrutar da festa junto do povo. É daí que se origina o uso da máscara.

5 - No Brasil, o Carnaval surgiu como o entrudo trazido pelos portugueses. No entrudo, a brincadeira das pessoas era atirar coisas umas às outras: água, farinha, ovos e tinta, o que anos depois foi proibido. Hoje se brinca com confetes e serpentinas, brincadeira também trazida da Europa.

6 - A primeira escola que surgiu no Rio de Janeiro se chamava Deixa Falar, hoje Estácio de Sá. 

7 - As fantasias de carnaval mais usadas durante a festa brasileira são provenientes de personagens do teatro popular de comédia italiano dos séculos XVI ao XVIII. São eles: Pierrot, Colombina e Arlequim.

8 - O livro Guinness de Recordes Mundiais apresenta o Carnaval do Rio de Janeiro como sendo o maior do mundo. De acordo com o livro, a festa popular tem a participação de cerca de 2 milhões de foliões por dia.


9 - O primeiro baile de carnaval do Brasil aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1840.  Ele foi organizado por uma mulher italiana que pretendia reproduzir no Brasil um dos aspectos do carnaval veneziano.


Dica - Se não gosta de samba enredo nem marchinha, experimente ouvir coisas como essa aqui!

Fonte: Ela Veste Preto

Mídia Notícia. Tecnologia do Blogger.